MOOC - Avaliação



AVALIAÇÃO

Cada participante elabora uma reflexão final, auto-avaliação do curso e comenta o trabalho de um colega relativo ao módulo 4, a partilhar no espaço de comentário e que deverá incluir no respetivo e-portefólio.



Comentário ao trabalho de um colega do curso MOOC

O trabalho que seleccionei para comentar foi elaborado pelo Grupo Manuela Carvalho, Helena Feijão, Mafalda Coito e Margarida Veloso, o recurso utilizado é Webquest/Zunal e explora a popular história infantil, de Hans Cristian Andersen “O Patinho Feio”. 
Quero dar os parabéns às colegas que realizaram este trabalho pela variedade de ferramentas utilizadas, pela beleza da apresentação, pela diversidade de actividades propostas, criatividade e imaginação.
É absolutamente evidente que aprenderam a utilizar várias ferramentas web 2.0, souberam fazer as hiperligações ao youtube e a sites com actividades adequadas à faixa etária à qual se destina o trabalho. Sem dúvida que qualquer criança em idade pré-escolar, ou até do 1ºCiclo, ficará entusiasmada com as propostas apresentadas. Terei muito gosto em partilhar o link para que outras educadoras de infância o possam apreciar.




Frequentar um curso enquanto se desenrola o ano letivo e se tem de desenvolver um trabalho de qualidade no ensino, mesmo tratando-se de um curso online, ou talvez por isso, não é uma tarefa fácil. 
Foi o trabalho a pares que mais simplificou a tarefa pois os encontros presenciais com os colegas de grupo fomentaram o espírito de entreajuda e reforçaram a minha curiosidade nesta complexidade de informação e conhecimento.
É a minha primeira experiência de formação em sistema e-learning mas não a teria concluído se não tivesse constituído o grupo de trabalho. No meu ponto de vista, a aprendizagem online pode tornar-se uma aprendizagem muito solitária, menos estimulante e menos gratificante por falta da componente relacional.
Se este for o método de formação de futuro tenho pena das gerações vindouras, não pela qualidade do ensino, mas pela ausência de contacto verbal, visual, físico. Considero que em presença, as trocas são mais enriquecedoras e melhor cimentadas.

Como já referi em comentários anteriores, considero de interesse relevante para o ensino o acesso à Web 2.0, tanto pela diversidade de oportunidades de exploração dos recursos como pela partilha que proporciona aos seus utilizadores. A maioria dos formatos podem adaptar-se à realização de trabalhos muito adequados a todo o tipo de alunos e muito especialmente para os alunos com NEE. Fiquei sensibilizada para a utilização de algumas das ferramentas exploradas, vou certamente fazer uso delas no futuro próximo, partilhar os conhecimentos adquiridos com outras colegas e aceder aos trabalhos realizados para melhorar os conhecimentos nesta tão vasta área das tecnologias, perspectivando a melhoria das condições no ensino, para a inclusão de todos os alunos.
Por tudo o que aprendi neste MOOC INCTEC 2014 e pela curiosidade que despertou em mim, valeu a pena. Estou grata pela oportunidade, pelos esclarecimentos prestados ao longo do curso e pela flexibilidade nos prazos de entrega dos trabalhos propostos. 












Sem comentários:

Enviar um comentário