MOOC Módulo IV


RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS ACESSÍVEIS



Atividade do Módulo IV

Para o módulo IV de aprendizagem, no Grupo "Santarém", constituído pelas docentes de EE, Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão, desenvolvemos uma atividade a que demos o nome de "O Morango". Esta tarefa foi elaborada com recurso à ferramenta BooK Builder e pode ser visualizada em: http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92413&page=1





Neste site, http://bookbuilder.cast.org/, podemos ler livros digitais, criar, partilhar e publicar livros próprios. Permite criar condições motivadoras e dinâmicas para envolver os alunos em atividades diversas, de acordo com as suas necessidades individuais, interesses e capacidades. 





Comentário Temático Individual - Módulo IV

Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?

Na reta final da minha carreira docente ainda quis aprender! O universo das tecnologias estimula a minha curiosidade e reforça a intenção de usar para melhor trabalhar. Não dominando este campo tão vasto do conhecimento humano, é no trabalho de pares que me apoio e na persistência da utilização. Nesta formação conheci várias ferramentas/recursos que não me eram familiares e me enriqueceram tanto a nível profissional como pessoal.

Na Educação Especial, a importância dos cursos MOOC é indiscutível e cada vez mais urgente. A necessidade de adaptar e construir materiais, de acordo com o perfil de cada aluno, a partir dos recursos educativos abertos, só pode ser, atempadamente, bem sucedida. Os REA são a forma mais rápida e eficaz de o docente de EE intervir no processo de ensino/aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente. Os REA possibilitam a articulação de conhecimentos e de saberes entre profissionais de diferentes níveis de ensino e especializações e sobretudo no apoio sistemático dos docentes de EE aos docentes titulares.

Os recursos educativos abertos são materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa em qualquer suporte ou media, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e potencia a reutilização dos recursos publicados digitalmente. Podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.

De acordo com a definição da UNESCO, em 2002, os recursos educativos abertos acessíveis (OER) são materiais educativos de pesquisa, em vários formatos e media, em domínio público ou sob licença aberta. Estes materiais podem conter material de aulas expositivas, referências bibliográficas, simulações, experiências e demonstrações, currículos, guias de professores, etc.

São muitos e variados os repositórios REA e destaco alguns dos que consultei durante esta formação: Open Clipart Library – www.openclipart.org ; Open Photo; OER Commons; Educommons; Wikiteach – www.wikiteach.org ; Top 100 Tools for Learning – http://c4lpt.co.uk/top100tools/. No âmbito mais alargado do domínio público nomeio Public Domain Photos – http://www.public-domain-photos.com  e UNESCO Portals – http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php.

Os cursos online abertos são cada vez em maior número e refiro https://www.edx.org/ para não mencionar apenas o MOOC Inclusão e Acesso às Tecnologias 2014. As plataformas virtuais abertas são um dos recursos mais utilizados nas escolas, www.moodle.org ou www.caroline.net. No que diz respeito a conteúdos abertos, destaco Connexions – http://cnx.org  que contém material educativo gratuito em pequenos módulos.

A Escola Aberta funciona no nosso país há alguns anos, com grande êxito, podendo encontrar-se no Portal das Escolas, com serviço de consulta a materiais educativos, acesso a bens comuns, identificação e intercâmbio de competências, local de encontros profissionais, rede de comunicação, serviço de consulta a educadores em geral.

A produção dos REA como ferramentas livres e a adoção de regras de acessibilidade e de licenças abertas dão a possibilidade à livre utilização e readaptação dos MOOC.



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