RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS ACESSÍVEIS
Atividade do Módulo IV
Para o módulo IV de aprendizagem, no Grupo "Santarém", constituído pelas docentes de EE, Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão, desenvolvemos uma atividade a que demos o nome de "O Morango". Esta tarefa foi elaborada com recurso à ferramenta BooK Builder e pode ser visualizada em: http://bookbuilder.cast.org/ view.php?op=view&book=92413& page=1


Comentário Temático Individual - Módulo IV
Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?
Na reta final da minha carreira docente ainda quis aprender! O universo das
tecnologias estimula a minha curiosidade e reforça a intenção de usar para
melhor trabalhar. Não dominando este campo tão vasto do conhecimento humano, é
no trabalho de pares que me apoio e na persistência da utilização. Nesta
formação conheci várias ferramentas/recursos que não me eram familiares e me
enriqueceram tanto a nível profissional como pessoal.
Na Educação Especial, a importância dos cursos MOOC é indiscutível e cada
vez mais urgente. A necessidade de adaptar e construir materiais, de acordo com
o perfil de cada aluno, a partir dos recursos educativos abertos, só pode ser,
atempadamente, bem sucedida. Os REA são a forma mais rápida e eficaz de o
docente de EE intervir no processo de ensino/aprendizagem de alunos com
necessidades educativas especiais de caráter permanente. Os REA possibilitam a
articulação de conhecimentos e de saberes entre profissionais de diferentes
níveis de ensino e especializações e sobretudo no apoio sistemático dos
docentes de EE aos docentes titulares.
Os recursos educativos abertos são materiais de ensino, aprendizagem e
pesquisa em qualquer suporte ou media, que estão sob domínio público, ou estão
licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por
terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e potencia a
reutilização dos recursos publicados digitalmente. Podem incluir cursos
completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa,
vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que
possa apoiar o acesso ao conhecimento.
De acordo com a definição da UNESCO, em 2002, os recursos educativos
abertos acessíveis (OER) são materiais educativos de pesquisa, em vários
formatos e media, em domínio público ou sob licença aberta. Estes materiais
podem conter material de aulas expositivas, referências bibliográficas,
simulações, experiências e demonstrações, currículos, guias de professores,
etc.
São muitos e variados os repositórios REA e destaco alguns dos que
consultei durante esta formação: Open Clipart Library – www.openclipart.org ; Open Photo; OER Commons; Educommons; Wikiteach
– www.wikiteach.org ; Top 100 Tools for Learning – http://c4lpt.co.uk/top100tools/. No âmbito mais alargado do domínio público
nomeio Public Domain Photos – http://www.public-domain-photos.com e UNESCO
Portals – http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php.
Os cursos online abertos são cada vez em maior número e refiro https://www.edx.org/
para não mencionar apenas o MOOC Inclusão e Acesso às Tecnologias 2014. As
plataformas virtuais abertas são um dos recursos mais utilizados nas escolas, www.moodle.org ou www.caroline.net. No
que diz respeito a conteúdos abertos, destaco Connexions – http://cnx.org que contém material educativo gratuito em
pequenos módulos.
A Escola Aberta funciona no nosso país há alguns anos, com grande êxito,
podendo encontrar-se no Portal das Escolas, com serviço de consulta a materiais
educativos, acesso a bens comuns, identificação e intercâmbio de competências,
local de encontros profissionais, rede de comunicação, serviço de consulta a educadores
em geral.
A produção dos REA como ferramentas livres e a adoção de regras de
acessibilidade e de licenças abertas dão a possibilidade à livre utilização e
readaptação dos MOOC.
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