MOOC Módulo II


Inclusão e Acesso às Novas Tecnologias



Todos temos direito a utilizar um computador. No ensino e cada vez em mais postos de trabalho, há uma exigência cada vez maior para o uso dos computadores. Precisamos de adquirir ou desenvolver competências na área das novas tecnologias. Estes recursos permitem-nos um acesso mais rápido ao conhecimento. Num mundo cada vez mais apressado, fica excluído aquele que não consegue acompanhar. Auxiliar o acesso à informação, promovendo a aprendizagem e a criatividade no mundo digital é uma urgência da sociedade atual.

Hoje em dia, o acesso às novas tecnologias é tão importante como a alfabetização. Deve ser oferecida em simultâneo com as primeiras letras de forma a não permitir que alguém fique de fora, excluído, seja por que razão for.



Atividade do Módulo II


Para o treino da leitura funcional, construímos um material adaptado às competências leitoras de uma criança com Trissomia 21, tendo como segundo objetivo desenvolver capacidades de autonomia para as tarefas de vida diária, a que demos o nome de "A Bibi põe a mesa". Este material foi elaborado com recurso ao  Picto Selector para aplicação livre de comunicação com símbolos e pode ser visualizada em:






Comentário Temático - Módulo II

Da sua experiência pessoal ou profissional, pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por alunos com necessidades educativas especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?

O sucesso educativo de crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) pode mais rapidamente ser alcançado com o recurso às tecnologias de apoio. Estas por si só não resolvem todos os problemas de aprendizagem e comunicação, não eliminam todas as barreiras de acesso à informação, mas facilitam o percurso educativo quando devidamente utilizadas. É fundamental que o uso das novas tecnologias, pelos alunos com NEE, seja acessível a todos e para que não haja algum tipo de recusa por parte dos professores, auxiliares ou familiares, é necessário que sejam de fácil utilização, tornando natural a interacção aluno-dispositivo. Depois de uma avaliação aos alunos com NEE e aferidos os níveis de actividade e participação na aprendizagem, é importante concentrarmo-nos nas competências desses alunos, procurando adequar uma ou várias possibilidades do software educativo para cada tipo de incapacidade.

A minha experiência profissional no ensino de alunos surdos, direcionou-me para as tecnologias de apoio, viabilizando um contacto mais sistemático e eficaz no domínio das técnicas da leitura e escrita. A pesquisa sobre esta problemática e sobre os diferentes apoios (próteses auditivas, técnicas e meios de comunicação, especialidades clínicas, gabinetes e pessoal de apoio, terapias,…), bem como o estudo e aplicação de ferramentas, têm sido alvo da minha atenção. Para a iniciação à leitura e escrita, dos alunos surdos, no 1º CEB, investi na construção de materiais com base em imagens e pictogramas de fundo negro, mais tarde os coloridos e posteriormente o BoardMaker. Associei sempre a palavra à imagem, à dactilologia e ao “pictograma” do gesto (desenho do gestuário português). Tenho utilizado os sistemas alternativos de comunicação simultaneamente com gestos e imagens (fotografia, desenho ou mesmo o vídeo), com auxílio das ferramentas do Microsoft Office (Word, Paint, Power-Point, Publisher,…) que foram as minhas opções antes de conhecer o Picto-Selector, o Araword ou o Tico. Estas acessibilidades Web estão a possibilitar-me uma mais rápida concretização de materiais. Felizmente, hoje em dia, o trabalho dos professores está mais simplificado e o êxito dos alunos mais fácil de atingir.




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